Descubra o Parque das Sequoias em Canela

Descubra o Parque das Sequoias em Canela

Atrações 26/12/2023 1

A natureza é sem dúvida um dos maiores atrativos de Canela, um dos principais roteiros turísticos do Brasil, a cidade conta com lugares imperdíveis, como o Parque do Caracol e muito mais. Para quem gosta de ar livre e trilhas esse é o destino perfeito.

O Portal Canela te convida a conhecer um parque dedicado ao estudo e preservação de árvores exuberantes.

O Parque das Sequoias é conhecido por abrigar uma das maiores coleções de árvores coníferas do mundo, que possuem "frutos" em forma de cone, com destaque para as sequoias. Essas árvores podem viver até 3.000 anos e atingir uma altura de até 120 metros, equivalente a um prédio de 40 andares, com um diâmetro de até 15 metros. No parque, as sequoias mais antigas têm cerca de 70 anos, mas algumas já alcançam uma altura de 40 metros e um diâmetro de 1,5 metros.


Setenta anos após o plantio das primeiras sementes na área, o parque se tornou uma das principais atrações da Serra Gaúcha. Com uma área de 9 hectares, o parque oferece conhecimento, entretenimento, lazer e aventura. É possível visitá-lo todos os dias e ter a oportunidade única de estar em contato com a natureza e admirar diferentes espécies em uma aula ao ar livre.

O parque está localizado a dois quilômetros da Catedral de Pedra. Essas árvores foram trazidas de todos os continentes para serem observadas e estudadas. O idealizador do parque, Curt Mentz, tinha como objetivo testar espécies vegetais que pudessem substituir os pinheiros da região, que eram muito explorados pelas madeireiras. Desde o início, a ideia do local não era servir como reflorestamento industrial, mas sim ter um caráter científico e cultural.