Estação Campos de Canella celebra 100 anos

Estação Campos de Canella celebra 100 anos

Novidades 16/08/2024 0

Estação Campos de Canella celebra 100 anos com presente para comunidade!

Famoso ponto turístico da serra gaúcha, a Estação Campos de Canella (www.estacaocanella.com.br), a tradicional "Rua Coberta de Canela", celebra seus 100 anos de existência no sábado, dia 24 de agosto.

Para comemorar o centenário, a Novalternativa Incorporadora vai promover o espetáculo "Trilhos e Sonho: 100 Anos de História", a partir das 18h30, em evento aberto para a comunidade. 

Encenado pelos artistas da companhia teatral "Alefante – Fazendo Arte Diferente" e com direção de Cainã Kosarevitz, a peça fará uma viagem ao passado através de uma jornada emocional, revisitando a construção do local, mostrando a importância histórica para a cidade e região, o impacto para as pessoas e finalizando com uma celebração ao futuro. 

De acordo com Kosarevitz, o espetáculo vai apresentar a Estação como um monumento vivo, que testemunha despedidas, reencontros e as vidas entrelaçadas ao longo de um século. "Vamos mostrar a transformação de um simples ponto de partida para um palco vibrante, onde histórias nascem e memórias são criadas", antecipa, e completa: "Além de entretenimento, a obra pretende inspirar as próximas gerações para que continuem escrevendo novas histórias nesse lugar icônico".

A programação comemorativa contará, ainda, com uma mensagem surpresa para os espectadores. "Queremos saudar o centenário deste espaço tão relevante para o município e o nosso turismo. A Estação Campos de Canella é hoje um refúgio e um símbolo de esperança", afirma o diretor geral da Incorporadora, Fernando Bassani.

O executivo destaca que a Rua Coberta de Canela fortalece o sentimento de pertencimento dos canelenses, criando um laço sólido da comunidade com a antiga estrada de ferro, que começou a ser construída em 1892, pelo empresário João Corrêa Ferreira da Silva. 


O primeiro trecho que ligava Novo Hamburgo a Taquara entrou em funcionamento no ano seguinte, mas foi somente em 1924 que, à época chamada de Ramal Férreo de Taquara e Canella, inaugurou. "A estação de trem teve um papel fundamental no desenvolvimento e progresso de toda região. Ela faz parte da vida de muitos que, de alguma forma, tiveram suas vidas cruzadas aqui. Foi cenário para chegadas e partidas, perdas e conquistas, tristezas e alegrias, desamores e amores", diz, e finaliza: "Queremos que a Estação Campos de Canella continue fazendo parte da vida das pessoas, através da preservação e valorização desse patrimônio cultural".

Crédito: Jornalista Luciane Rocha Martins

Foto do autor(a) Luis Sebastiani

Luis Sebastiani

Luis Alexandre, atua na Coordenação e Expansão Comercial do Projeto Portal de Viagem, abertura de mercado dos sites de venda de ingressos, além do desenvolvimento de pautas para Blog.

Também teve atuação por mais de 12 anos na Hotelaria da Serra Gaúcha onde desenvolveu habilidade de gerenciamento de equipes com foco da Hospitalidade.

Deixe seu comentário

Faça login para comentar a publicação.

Entre em Contato