Gramado, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, recebe milhares de turistas em busca de experiências únicas, como o encantador Lago Negro e as miniaturas fascinantes do Mini Mundo. A cidade não só é conhecida por suas atrações turísticas, mas também pela excelência do seu chocolate, sendo reconhecida como a Capital Nacional do Chocolate Artesanal. Recentemente, a pioneira empresa Prawer recebeu um importante reconhecimento internacional, e o Portal Canela traz mais detalhes.
A marca participou do Academy of Chocolate, e o conquistou o prêmio com o Pistachio Caramelisé, na categoria Flavoured White Chocolate (Couverture) Bar. Desde o seu lançamento em 2005, a renomada premiação tem reconhecido os mais excepcionais chocolates ao redor do mundo, sendo avaliados por renomados chocolatiers, produtores, jornalistas, blogueiros, escritores de culinária e outros especialistas no ramo do chocolate.
A premiação acontece em Londres, onde os juízes se reúnem para eleger os vencedores das categorias principais, como a de Barra de Chocolate Branco com Sabor (Couverture), na qual o Pistachio Caramelisé da Prawer foi agraciado. Os produtos são minuciosamente avaliados por sua aparência, aroma e sabor. "Combinando chocolate branco caramelizado com pistache levemente tostado e salgado, o Pistachio Caramelisé proporciona uma experiência sensorial única, evocando memórias da infância e dos doces caramelizados irresistíveis. O pistache, além de conferir uma textura crocante à barra macia, também realça o sabor do caramelo", destaca Natália Diehl, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Prawer, especializada em engenharia de alimentos pela UFRGS e com pós-graduação em engenharia de processos e sistemas de produção pela PUCRS.
A trajetória da Prawer se entrelaça com a evolução do chocolate artesanal no Brasil. Jayme Prawer, um visionário descendente de imigrantes poloneses, descobriu a arte do chocolate na Argentina e trouxe sua expertise para Gramado. Inspirado pelas semelhanças entre Bariloche e a cidade gaúcha, fundou em 1975 a primeira fábrica de chocolates artesanais do país. Desde então, a Prawer mantém a tradição de qualidade e excelência em seus produtos, marcando presença no mercado de chocolate nacional.
Foto: Divulgação