Embarcar em um trem turístico é uma oportunidade de apreciar as paisagens de uma forma única, voltar no tempo e vivenciar um pouco da história do nosso país. Montamos uma lista com os principais roteiros dessa modalidade para que você possa conhecer e se apaixonar pelas locomotivas a vapor.
O Trem dos Vales é um passeio turístico que percorre uma distância de 46 km entre Guaporé e Muçum, na Serra Gaúcha. Durante o trajeto, o trem passa por Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa, proporcionando aos passageiros belas paisagens da Ferrovia do Trigo.
O Trem Maria Fumaça da Serra Gaúcha percorre um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, famoso por seus vinhos, queijos e outras delícias trazidas pelos imigrantes italianos. Durante o trajeto, os vagões do trem se transformam em palco para apresentações artísticas de música, teatro e dança. As apresentações ficam ainda mais animadas após degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações ao longo do caminho.
O passeio de trem de Curitiba a Morretes, no Paraná é uma experiência incrível. Durante o trajeto, você passará pela deslumbrante Serra do Mar, atravessando a parte mais preservada da Mata Atlântica em todo o país. Além disso, essa viagem tem um valor histórico, pois a locomotiva é a mesma que foi utilizada na construção da ferrovia para a exportação de erva-mate e madeira em 1885.
Por fim o passeio de trem de Tiradentes a São João del Rei é uma experiência encantadora que nos transporta de volta ao século XVIII. O percurso de 12 quilômetros é feito em uma locomotiva a vapor, passando por paisagens pitorescas, pontes e túneis.
Aproveite e conheça o melhor do Brasil a bordo de um trem!
Fotos: Divulgação Trem dos Vales/Maria Fumaça