Lobo-Guará habita os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza e pode ser visto por turistas em áreas de visitação!
Animal, que vive em situação vulnerável para extinção, está entre as espécies avistadas nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral
Turistas que visitam os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza já tiveram a oportunidade de avistar ao longo de diferentes trilhas e até mesmo em áreas de circulação o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). O avistamento do animal, nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, administrados pela Urbia, em Cambará do Sul, é celebrado como um sinal muito positivo do ponto de vista da preservação da espécie. De acordo com avaliação do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Brasil, o animal está em situação de extrema vulnerabilidade e ameaçado de extinção. Por isso, vê-lo pelos parques é um sinal que a espécie encontra ali, um refúgio preservado e seguro para se manter.
O lobo-guará ficou quase uma década sem ser avistado na região. A primeira captura para fins de monitoramento aconteceu em novembro de 2023, a partir de um avistamento de uma fêmea adulta de lobo-guará justamente no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul.Conforme o ICMBio, o animal foi batizado de “Viração”, uma referência à neblina que surge dos abismos dos Aparados da Serra. O trabalho integra uma campanha de monitoramento e captura de grandes carnívoros, para fins científicos, promovida ICMBio, Ibama e um grupo de pesquisadores. Uma onça-parda (Puma concolor), conhecida na região como leão-baio, também foi registrada e será monitorada pelos pesquisadores.
Foram quatro grandes aparições do canídeo mais alto do mundo em um curto espaço de tempo, entre o final de 2023 e o primeiro trimestre deste ano. E em 2024, com direito a passeio com muita calma em uma área de visitação no Cânion Fortaleza. Mais recentemente, entre
final de maio e início de junho mais avistamentos, incluindo de um casal de lobos. Contexto considerado muito positivo, especialmente por um dos animais, a fêmea estar em monitoramento. Considerado um animal de comportamento muito dócil, o logo-guará foi filmado
por um integrante da equipe de operação da Urbia. Nas redes @canionsverdes é possível verificar registros do avistamento deste ano. Esse mamífero destaca-se por seus membros longos e finos e pela coloração dos seus pelos, que são laranja-avermelhados em grande parte do seu corpo.
Na lista de animais avistados há muitos outros, incluindo outras espécies ameaçadas, como o Veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), avistado neste ano na trilha do Cotovelo, no Cânion Itaimbezinho. Há ainda graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus), um canídeo de tamanho médio; e gralha-azul (Cyanocorax caeruleus), um símbolo das matas de Araucárias e classificada como próxima a entrar em perigo de extinção.
Na sua viagem a Serra Gaúcha reserve um dia para essa experiência única de contato com a natureza, a Urbia nova gestora dos Parques está com estrutura fantástica para receber toda a família.
Crédito: Urbia