Estrangeiros, já representa 12% do total de visitantes da região durante o feriadão!
O feriado prolongado de Páscoa trouxe um cenário promissor para o turismo em Gramado e Canela: segundo levantamento do Sindtur Serra Gaúcha, a ocupação hoteleira já atinge 95% dos leitos disponíveis, com expectativa de chegar próximo aos 100%. Mas um dado que chama ainda mais atenção neste ano é o expressivo número de turistas estrangeiros, que já representa 12% do total de visitantes da região durante o feriadão.
Entre os estrangeiros, argentinos e uruguaios formam o quarto maior contingente que estará na cidade, ficando atrás apenas dos próprios gaúchos, que aproveitam os quatro dias de descanso, e de turistas de Santa Catarina e São Paulo. Esse movimento internacional é impulsionado principalmente pela chamada “Semana do Turismo”, período de férias escolares e recesso público na Argentina e no Uruguai, o que favorece as viagens para destinos próximos como o Rio Grande do Sul.
A escolha por Gramado e Canela se deve combinação de fatores como a proximidade geográfica, a possibilidade de viajar por via terrestre e, sobretudo, a hospitalidade reconhecida do povo gaúcho. “Esse fluxo representa um impacto muito positivo para toda a cadeia do turismo, especialmente para bares e restaurantes, que têm se preparado com muito carinho para receber esses visitantes com gastronomia de qualidade e hospitalidade”, destaca Marcelo Wazlawick, presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Região das Hortênsias (Abrasel).
Para o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Rafael Carniel, o crescimento do turismo internacional reforça o posicionamento da cidade como um destino completo. “Ver a cidade vibrando com visitantes de todo o Brasil e da América do Sul, com mais de 90% de ocupação no feriado, é a prova de que estamos no caminho certo. Quem vem, se apaixona – e sempre volta”, afirma.
O clima ameno, a gastronomia diversificada, atrações voltadas para todas as idades – especialmente para o público infantil – e as belezas naturais da região, conhecida como a Capital dos Parques Temáticos, são elementos que tornam Gramado e Canela ainda mais atrativas. Segundo Carniel, essa experiência completa faz com que muitos turistas que chegam na Páscoa retornem em outros eventos ao longo do ano, como na Semana dos Namorados, em junho, e no tradicional Sonho de Natal, entre novembro e dezembro.
O esforço de consolidação da Região das Hortênsias como destino turístico internacional também tem sido intensificado em ações junto a operadoras de turismo e feiras em todo o Brasil. A expectativa é que o crescimento do público estrangeiro continue nos próximos feriados e temporadas, fortalecendo ainda mais o setor e toda a economia local.
Crédito: Caíque Marquez - Foto: divulgação